quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fazendo o circo

Armação e lona levantadas, o circo começa a aparecer no Recanto Gaetano e Carmela!
Nossa atividade da ultima segunda feira (23.04) foi iniciar a criação de uma miniatura de circo. Fizemos todo o trabalho improvisando com os materiais que tínhamos no recanto, numa tentativa de testar nossa criatividade. E o trabalho tem ficado muito legal! Aqui abaixo coloquei algumas fotos sobre o processo... que ainda não terminou! Tem muito mais por vir...
 



 

domingo, 22 de abril de 2012

O mundo do Circo

Na última segunda-feira, dia 16.04, as crianças do recanto Gaetano e Carmela começaram um trabalho de reconhecimento de uma cultura bastante difundida no Brasil, a cultura do Circo.

O Circo é uma das manifestações artisticas mais antigas da humanidade. Quando nasceu, o circo era bem diferente de como o conhecemos hoje. Surgido na China Antiga, quando algumas pessoas com grandes habilidades se apresentavam para o Imperador, o circo passou pela antiguidade de Roma com os gladiadores fazendo demosntrações de habilidade e força no Coliseum para toda a gente e, recentemente, há poucos séculos atrás na Inglaterra, o circo ganhou a lona e o picadeiro e o espetáculo ficou mais parecido com o que conhecemos hoje, com palhaços, acrobatas, malabaristas, etc etc.

Na próxima aula os alunos começarão um trabalho de construção de uma miniatura de circo, com todas as figuras que o compõem. Vamos ver como vai ficar essa história!








quinta-feira, 5 de abril de 2012

Arte no Ceará


Na última segunda-feira (02.04.2012), no Recanto Gaetano e Carmela, os educandos entraram em contato com o universo visual da cultura cearense. E que surpresa em descobrir que alí naquela região já havia alguém fazendo arte há 40.000 anos atrás! A região é repleta de pinturas rupestres que são desenhos feitos em cavernas numa época em que não havia nem tinta.





Depois acabamos conhecendo algumas figuras das artes visuais cearense: as pinturas e desenhos de Raimundo Cela,




os mosaicos de Aldemir Martins,




e as gravuras do cordelista Abraão Batista,